šŸ’§ Atividade Divertida: Ɓgua PoluĆ­da x Ɓgua Limpa Aprendendo com Garrafa PET!

 


    Ensinar e aprender sobre ambiente pode (e deve!) ser uma experiĆŖncia divertida e cheia de descobertas para as crianƧas. E quando falamos em conservação da Ć”gua, nada melhor do que uma atividade lĆŗdica, simples e visual para ajudar os pequenos a entenderem, na prĆ”tica, a importĆ¢ncia de manter nossos rios e mares limpos.

Hoje trago uma proposta que une arte, ciência e consciência ambiental usando materiais acessíveis: garrafas PET, tinta guache e muita imaginação!

šŸŽÆ Objetivo:
Mostrar, de forma prÔtica e visual, a diferença entre Ôgua limpa e Ôgua poluída, incentivando a reflexão sobre o impacto do lixo e da poluição na natureza.

🧰 Materiais necessÔrios:

2 garrafas PET limpas e transparentes

Tinta guache azul (para representar Ɣgua limpa)

Tinta guache marrom (para representar Ɣgua poluƭda)

Papel branco, canetinhas ou lƔpis de cor

Fita adesiva ou cola

Um pouco de Ɣgua

Criatividade!

šŸ‘£ Passo a passo da atividade:

Enfeitando as garrafas:
PeƧa para as crianƧas desenharem cenas relacionadas Ơ Ɣgua

Para a garrafa de Ɣgua limpa: peixinhos felizes, rio azul, plantas verdes.
Para a garrafa de Ɣgua poluƭda: lixo, peixes tristes, Ɣgua escura.

Cole os desenhos nas garrafas, como se fossem rótulos. Isso ajuda a associar os conceitos de forma visual.

Preparando a mƔgica:

Na tampinha de uma garrafa, pingue algumas gotas de tinta guache azul e encha a garrafa com Ɣgua. Ao sacudir, a Ɣgua ficarƔ azul e limpa!

Na tampinha da outra garrafa, coloque tinta guache marrom. Encha com Ɣgua tambƩm. Ao sacudir, a Ɣgua se tornarƔ escura, parecendo suja.

Exploração:

Pergunte: Qual das Ôguas você gostaria de beber? E os peixes, onde gostariam de viver?

Converse sobre o que faz a Ɣgua ficar suja e como podemos ajudar a preservar os rios e mares.

šŸ’” Por que essa atividade Ć© tĆ£o especial?
Ela transforma o aprendizado em experiĆŖncia sensorial, ativa a imaginação das crianƧas e cria um momento de conversa consciente sobre o meio ambiente. Ao envolver as crianƧas na criação dos desenhos e na transformação da Ć”gua, elas vivenciam o impacto da poluição de forma concreta — e esse tipo de aprendizado fica guardado no coração!

šŸŒŽPreservar a Ć”gua Ć© preservar a vida! E quanto mais cedo ensinarmos isso Ć s crianƧas, maiores as chances de termos um futuro mais consciente e sustentĆ”vel.

Experimente essa atividade em casa, na escola ou na igreja — e veja como um simples experimento pode gerar reflexƵes profundas. šŸ’§✨



Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios