MINI PROJETO:SOLETRANDO!

Olá, que bom ter você aqui mais uma vez!!!
Vou compartilhar hoje com você, o Mini Projeto: SOLETRANDO, que desenvolvi com minha turma do 3º ano, na escola que atuo da Rede Pública.

Resultado de imagem para SOLETRANDO
OBJETIVO:

Os objetivos principais do Projeto:

-Fixar as letras do alfabeto (nomenclatura e sons);
-Ampliar o vocabulário dos aluno;
-Despertar o gosto pela leitura e escrita;

Contextualizando... 
A turma do 3º ano, onde o projeto foi desenvolvido, é uma turma bem mista, contendo alunos nas 4 fases de Alfabetização, segundo Emília Ferreiro:

Pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada.

Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma.

Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas.

Alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Voltando ...

Por esse motivo, o projeto se iniciou com a leitura do livro: TODAS AS COISAS QUEREM SER OUTRAS COISAS.
Escolhi esse livro, porque além de mexer bastante com a imaginação infantil, ele contém palavras com sílabas simples e complexas, então eu consegui atingir todas as necessidades dos educandos.

Resultado de imagem para livro todas as coisas querem ser outras coisas

Depois da leitura e de bastante conversa, colei no caderno um bando de palavras retiradas do livro. 
As palavras foram divididas levando em consideração as fases de alfabetização de cada grupo.



BANCO DE PALAVRAS.


1º DIA= LEITURA DO LIVRO E DO BANCO DE PALAVRAS. EXPLICAR O QUE É SOLETRAR. ESTUDAR EM CASA.

Soletrando vem do verbo soletrar. O mesmo que: prevendo, compreendendo, decifrando, silabando, adivinhando.
De maneira mais simples, expliquei que SOLETRAR= SÓ FALAR AS LETRAS!
Eles entenderam muito bem e começaram a soletrar todas as palavras que viam pela frente !!! 


2º DIA= ESCOLHA DE 3 PALAVRAS (PELOS ALUNOS), PARA SOLETRAR, PODENDO USAR O BANCO DE PALAVRAS PARA AUXÍLIO.

3º DIA= ALÉM DA LEITURA DE TODAS AS PALAVRAS, A PROFESSORA ESCOLHE 2 PALAVRAS, PARA O ALUNO SOLETRAR , SEM AUXÍLIO DO BANCO DE PALAVRAS. ESTUDAR EM CASA.

4º DIA (CULMINÂNCIA)= TODAS AS PALAVRAS FORAM IMPRESSAS E COLOCADAS NUMA CAIXA SURPRESA.
CADA ALUNO POR SUA VEZ, SOLETRAVA A PALAVRA QUE ERA SORTEADA DA CAIXA.
À MEDIDA QUE IAM ACERTANDO TODAS AS LETRAS, PROSSEGUIAM NA DISPUTA, ATÉ FICAR  SOMENTE UM COMPETIDOR E GRANDE CAMPEÃO!!

A experiência foi muito rica para a turma, pois agregou muito conhecimento!!!
Além de ter sido bem divertido e competitivo... Vale a pena você tentar também !

E se você gostou ou tem outras ideias, deixe seu comentário pra mim !!!
Beijos carinhosos ;)


Postar um comentário

3 Comentários